Ética e Conduta: confira as melhores estratégias para capacitar seus colaboradores

As organizações esperam produtividade e engajamento dos seus colaboradores, mas é muito importante que suas atividades sejam embasadas em valores morais e éticos

No momento atual, em que a questão ética e conduta nos negócios vem sendo tão explorada pela mídia, desenvolver um código de conduta organizacional passou a ter uma grande importância, independentemente de seu porte e de seu ramo de atividade.

A ética profissional é fundamental para ascensão em uma carreira de sucesso e extremamente valorizado no mercado de trabalho.  Em geral, trata-se dos mesmos valores e conduta que esperamos em uma convivência como sociedade. 

Como as empresas são constituídas por pessoas de diferentes personalidades, o ideal é que sua organização disponibilize um conjunto de “regras” que norteiem a conduta de um profissional e, por meio de diferentes estratégias, informem os valores que cultivam e a cultura organizacional que disseminam. 

A finalidade é ajudar a construir uma cultura de conformidade, bem como detectar e evitar violações das leis, das Normas Regulatórias e das políticas internas vigentes.

É essencial, por exemplo, na admissão de um novo colaborador, que o departamento de Recursos Humanos se encarregue de apresentar as normas e enfatizar a relevância delas. Além disso, o colaborador deverá perceber a importância da ética como um fator crítico para o sucesso pessoal, profissional e organizacional. 

Para auxiliar na escolha de qual estratégia adotar no momento de disponibilizar os treinamentos de ética e conduta e para torná-los mais atrativos e agradáveis ao colaborador, nossa especialista em Educação Corporativa, Juliana Trivellato Rodrigues, compartilhou algumas dicas que podem fazer a diferença em sua organização: 

No momento de disponibilizar uma trilha de capacitação com temas vinculados à Compliance, como: “O que é Compliance? ”, “Código de Ética e Conduta”, “Segurança da Informação”, “Prevenção à Lavagem de Dinheiro”, “Anticorrupção” entre outros, qual a importância de buscar a expertise de uma empresa como a MicroPower?

A MicroPower possui muita experiência no desenvolvimento de treinamentos com estes temas, que têm como premissa o uso de elementos sensibilizadores e engajadores, que criem vínculos com os colaboradores, tanto emocionais quanto cognitivos, para que as empresas tenham sucesso nos objetivos esperados. 

Emocionais - pela empatia gerada com usos de exemplos do dia a dia do colaborador que serão mostrados nos treinamentos;

Cognitivos - quando estimulamos a análise crítica, pelo uso de recursos adequados, aguçando assim a percepção e a memória sobre dados e informações que já possuíam a respeito de cada informação apresentada.

Além disso, de maneira consultiva, nosso time analisa a necessidade de cada Cliente, pois, mesmo tratando-se de temas que são abordados comumente em diversas empresas, cada uma tem suas particularidades e formas de lidar com eles. A partir desta análise, indicamos o melhor formato a ser utilizado, considerando os recursos tecnológicos mais indicados, mais dinâmicos e também a flexibilidade de acesso, caso a caso.

Por meio da escolha de uma metodologia educacional adequada, podemos simplificar temas complexos para deixar o conteúdo mais atraente para o colaborador?

Com certeza! Esse é nosso maior objetivo. 
Muitos desses temas são recebidos com certa resistência pelos colaboradores, por serem temas que abordariam sobre “o que não é permitido” ou “qual deve ser a postura de cada colaborador, obrigatoriamente”.

Nós evitamos dar este tipo de direcionamento para que qualquer tipo de barreira seja “quebrada” e para que todos estejam “abertos” à buscarem as informações necessárias. Para isso, fazemos uso de recursos engajadores e motivadores ao criar nossa abordagem educacional.

Qual a importância da mediação Andragógica nesse processo?

Neste e, em qualquer processo de construção de capacitações para o público adulto, aplicar os conceitos andragógicos são essenciais. Para estes temas, o ponto chave é resgatar valores que o público alvo já possui (quanto ao que é ético e o que não é, por exemplo), para que, pelo estímulo ao pensamento crítico gerado a partir de elementos estratégicos que aplicamos em cada treinamento, novos aprendizados ocorram. 

Por exemplo, quando geramos o seguinte pensamento: “Nossa! É mesmo verdade isso que estou estudando. Já passei/já vi situações como essa acontecerem. Quero saber mais a esse respeito para que não ocorra novamente comigo”.

Quais formatos podem ser utilizados?

Podemos utilizar muitos formatos de treinamento, que indicamos após uma análise criteriosa a respeito do público-alvo, como:  

- Vídeos sensibilizadores, com recursos visuais que retratem situações reais e do dia a dia dos colaboradores, provocando empatia e consequentemente ampliando o interesse pelos assuntos envolvidos;

- Free Way Learning, objeto educacional exclusivo da MicroPower que possui navegação em mapa, de forma simples e intuitiva, permitindo com que o próprio aluno escolha a direção e o assunto de maior relevância para ele;

- Jogos Instrucionais, com uso de cases situacionais, por exemplo, para aguçar o senso crítico, resgatar conhecimento existente e gerar maior engajamento;

- Treinamentos em formato One Page, com navegação intuitiva e familiar a todos, podendo contar com aplicação de estudos de caso e estratégias instrucionais que motivem a busca pelo conhecimento, entre outros.

O que a empresa “ganha” com isso?

Com o apoio da MicroPower nestes desenvolvimentos, os colaboradores se identificarão com os conteúdos e, consequentemente, serão motivados a explorarem cada tema, fazendo com que o conhecimento e a aplicação de cada orientação ganhem a devida importância para eles e ocorram em suas atividades, dentro e fora da empresa, de maneira natural. 

Este é o maior objetivo esperado e nossas metodologias educacionais e formatos finais são desenvolvidos com este foco.
Manter seus colaboradores alinhados aos valores da empresa é muito importante para o sucesso do negócio de sua organização. Por isso, invista no treinamento de sua equipe!

Para mais informações, entre em contato com os especialistas da MicroPower e conquiste mais um passo em direção à Alta Performance organizacional.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados