Feedback como ferramenta de desenvolvimento

Os problemas na gestão de Pessoas são recorrentes dentro das organizações e estão relacionados, também, à falta de comunicação entre líder e equipe  

O desenvolvimento de um colaborador necessita da atenção, instrução e feedback de seu superior. Seja positivo ou negativo, o importante é a comunicação e a troca de informações. Quando feito de forma correta, o feedback permite que surja uma relação de confiança e, a partir daí, o processo de desenvolvimento do colaborar fica muito mais claro com os objetivos da empresa. 

Imagine um colaborador que nunca tenha recebido feedback, seja pessoalmente ou também através de funcionalidades dentro de plataformas de Gestão de Pessoas que permitem esse recurso, não só para os lideres, mas, também, para outros colaboradores da equipe, ou até, de outras áreas. Sendo assim, ele não sabe, de fato, se suas tarefas estão sendo desenvolvidas da melhor forma possível. Será que não esteja aí a solução para um desenvolvimento positivo?  

Esse recurso também fornece conhecimento aos líderes de uma organização sobre o que está funcionando e o que não está. Com as informações relevantes em mãos e o uso adequado de cada dado de feedback, os líderes de uma organização podem até agir rapidamente. Isso também ajuda os colaboradores a melhorar seus trabalhos e permite que eles possam contribuir para o desenvolvimento de suas organizações. 

“O feedback é uma importante ferramenta de liderança, porque visa alinhar as expectativas dos gestores em relação ao desempenho de seus colaboradores, promovendo o seu desenvolvimento. E, mais do que isso, quando corretamente aplicado, o feedback aumenta o nível de confiança entre o líder e seus liderados, o que é fundamental para uma boa gestão”, informa o Diretor de Negócios da MicroPower, Augusto Gaspar. 

Benefícios:
• Identificar pontos fortes e questões profissionais que precisam ser desenvolvidas;

• Diminuir o turnover em sua organização;

• Transparência nas relações entre Líder e Liderado;

• Oportunidade de melhoria de performance do colaborador e consequentemente, entregas com alto resultado;

• Valorização das competências e pontos de excelência do colaborador;

•.Colaboradores motivados e produtivos.

Por onde começar 

Esse parece ser um caminho fácil, simples e viável para a melhoria, não é? Em um ambiente de e-Learning, é natural ouvir sobre a importância de dar e receber feedback e como isso auxilia para que o colaborar aprenda com seus erros e, assim, ter sucesso em reter as informações que são oferecidas.

Hoje, com a inovação e tecnologia nas organizações sendo adotadas cada vez mais, ferramentas para avaliação de desempenho são essenciais para ajudar no trabalho da equipe de Gestão de Pessoas. É preciso apagar a imagem do feedback como algo negativo ou incômodo. 

Mas, para isso, é preciso se planejar, ou obter, por meio de soluções tecnológicas, formas de “acompanhar” o dia- a- dia do colaborador, como contar com um Diário de desempenho para o registro de atividades de apoio para a análise de performance, uma das funcionalidades, por exemplo, do MicroPower Performa. 

Como um sistema pode contribuir para a melhora do feedback?

A Gestão do Desempenho não pode ser limitada a uma única reunião ou avaliação anual, ela deve ser feita diariamente. É necessário que o líder observe como seus colaboradores trabalham e como eles agem diante de situações complicadas. 

“O Diário de Desempenho do Performa viabiliza o registro de fatos e percepções sobre o desempenho no dia-a-dia, suportando um processo de feedback contínuo e a busca pela melhoria do desempenho, e também suportando um processo de registro e reconhecimento do bom desempenho”, completa Augusto Gaspar. 

Além disso, o App possibilita ao colaborador anexar fotos, arquivos, gravar som e vídeo, de forma prática e ágil a qualquer momento e lugar. O login possui como funcionalidade a autenticação através do mesmo usuário senha do MicroPower Performa.

Ou seja, o acompanhamento diário promove uma relação de confiança entre os gestores e suas equipes, o que facilita a identificação das lacunas de desenvolvimento, evidencia oportunidades de carreira e permite apontar potenciais candidatos às sucessões, e, principalmente, evita “surpresas” no momento da avaliação. 

Quer saber mais sobre nossas ferramentas de Gestão e como construir uma organização de Alta Performance? Entre em contato com nossos especialistas.  
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados