Como engajar sua equipe de vendas com gamificação

Um dos principais motivos da gamificação ser sucesso com equipes de vendas, é que eles precisam de estímulos

Já sabemos que as estratégias de aprendizagem estão evoluindo bastante dentro do ambiente corporativo. Nada é mais como antes e as mudanças na forma de como atrair e engajar os colaboradores para os treinamentos evoluem conforme as transformações tecnológicas e a forma com que as novas gerações se informam. 

Por isso, em um momento em que é extremamente difícil envolver os alunos com métodos de treinamentos tradicionais, muitos profissionais estão procurando por soluções que realmente faça a diferença na aprendizagem corporativa. 

Ao invés de esperar que sua força de vendas interrompa suas funções com cursos longos e de difícil entendimento, os responsáveis por treinamento estão criando métodos que se encaixam na forma como os alunos já se comportam e com ferramentas que são parte do dia-a-dia da grande maioria.  

E é aí que entra o papel da gamificação. Uma estratégia para potencializar o engajamento e que envolve todos os perfis de colaboradores, ou seja, independente da faixa etária ou cargo.

Como transformar a aprendizagem

Proporcione o uso de recursos de games em soluções educacionais para estimular o engajamento dos colaboradores de maneira divertida e descontraída, instigando duas fortes características do ser humano: a cooperação e a competitividade.

A mecânica envolve a definição de tarefas que estejam de acordo com o objetivo da empresa, a criação de regras e a aplicação de sistemas de monitoramento, acompanhados de prêmios e recompensas aos colaboradores por alcançar os objetivos.

Essa estratégia utilizada, por exemplo, em equipes de vendas é feita para reconhecer conquistas, identificar dificuldades e pontos fortes para um feedback mais efetivo, e também estimular a colaboração e o trabalho em grupo para atingir um objetivo comum.

Sem dúvidas, o dinamismo que as estratégias de jogos trazem para a aprendizagem e o engajamento de Pessoas é enorme. As possibilidades de Recompensar, Reconhecer e Premiar trazem motivação e competitividade sadia, em que todos ganham. 

Os colaboradores ganham duas vezes: aprendendo e sendo reconhecidos e recompensados - e as empresas ganham por ter funcionários mais capacitados e, consequentemente, com maiores possibilidades de melhorar continuamente seu desempenho, aumentando a produtividade de seu posto de trabalho.

Veja alguns motivos para criar uma experiência de aprendizagem envolvente: 

  • Maior motivação do aluno (para participar e completar).
  • Níveis mais altos de engajamento.
  • Estimula a criatividade
  • Auxilia na pratica do feedback
  • Atrai diferentes gerações
  • Trabalho colaborativo
  • Aprendizagem de forma lúdica 
Divirta-se e aprenda

Aplique seu aprendizado no trabalho (fornecendo-lhes zonas de prática com cenários, semelhantes ao que eles irão lidar na vida real. Assim, os alunos podem praticar e aprimorar suas habilidades em um ambiente seguro).

Uma implementação de longo prazo das técnicas de gamificação pode influenciar a mudança comportamental de toda uma equipe. 

Das habilidades de negociação ao conhecimento do produto, seu programa de treinamento de vendas pode oferecer aos colaboradores uma riqueza de conhecimento.

Plataforma Gamificada

O MicroPower Performa, um dos melhores sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) de capital humano do mercado, oferece, entre outras inovações, a plataforma gamificada.

O Performa está pronto para receber estratégias e conteúdos de gamificação, com sistemas de rankings, badges, lista de eventos, milhagem e até loja virtual para resgate de pontos. 

Os colaboradores podem acompanhar as pontuações do processo de gamificação de forma lúdica, como a trilha visual de um “Jogo da Vida”. Com base nas pontuações, é possível montar um sistema de milhagens com direito a resgate de pontos. 

Considerando todos esses benefícios, tanto da perspectiva dos colaboradores, como das organizações, a aprendizagem baseada em jogos vale o investimento. Então, vá em frente e implemente essa estratégia em sua empresa e engaje sua equipe. 

Clique aqui e conheça mais sobre a plataforma MicroPower Performa.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados