Vídeos em treinamentos corporativos: entenda os benefícios para sua organização

Dado o impacto e o maior engajamento que os vídeos fornecem, eles são hoje uma ótima alternativa para o treinamento corporativo

Os treinamentos online para capacitação e desenvolvimento dos colaboradores vieram mesmo para auxiliar a área de Gestão de Pessoas. Se antes as equipes responsáveis demoravam dias, ou, até mesmo meses para treinar seus funcionários, de forma tradicional e presencial, hoje isso já é possível em horas e, até mesmo, em minutos por meio da tecnologia.

Além do tempo, os treinamentos online são muito mais dinâmicos, interativos e flexíveis. São várias as possibilidades de interagir com seu público-alvo, oferecendo conteúdo de qualidade e totalmente segmentado. Ou seja, são informações personalizadas para cada área de atuação.

Vídeos como alternativa para engajar colaboradores

Atentas a essas novas possibilidades em treinamentos online, as organizações perceberam, por exemplo, o poder dos vídeos dentro das plataformas de aprendizagem para o engajamento corporativo, sobretudo na área de treinamento.

Os vídeos agora são considerados um dos ativos mais valiosos do mundo do eLearning. Isso ocorre principalmente porque o cérebro humano é programado para se envolver melhor com conversas reais (onde o tom de voz e imagens / gestos em movimento criam uma experiência multidimensional). E é disso que se trata o vídeo: combina textos, imagens e sons para criar um ambiente de aprendizagem imersivo. Adicionar vídeo aos cursos de eLearning e mLearning é uma maneira segura de aumentar o envolvimento.

Em resumo, os vídeos se encaixam nas preferências de aprendizado da maioria das pessoas. Abaixo, veja alguns recursos que os tornam extremamente atraentes:

Conteúdo mais interessante:  o dinamismo deste formato injeta vida em conteúdo muito técnico. Os vídeos representam uma oportunidade de mostrar conteúdo de maneira cativante, fazendo uso de histórias e cenários da vida real.

Maior controle sobre a aprendizagem:  os vídeos permitem que os colaboradores acompanhem o aprendizado de acordo com suas necessidades. O usuário pode pausar, retroceder, avançar ou reiniciar a reprodução de vídeo para repetir, pular ou focar em um determinado conteúdo. De acordo com vários estudos, esse controle sobre o ritmo e a direção da aprendizagem, ou seja, motiva as pessoas a continuar aprendendo.

Nitidez e rapidez: o formato de apresentação audiovisual dos vídeos torna o aprendizado de boa qualidade em termos instrucionais e que faz uso efetivo do tempo. Os vídeos agrupam uma grande quantidade de informações em um espaço curto, o que reduz o tempo de treinamento. Os gráficos e sons captam múltiplos sentidos e, assim, a aprendizagem é mais eficaz (maior retenção). Além disso, um vídeo bem feito reduz a carga cognitiva do aluno, eliminando o estresse, o tédio e a frustração de tentar decifrar o significado de um slide repleto de texto. 

Aprendizagem pontual: vídeos apresentados em dispositivos móveis permitem que os funcionários aproveitem os benefícios do aprendizado no momento em que ele necessita. O formato curto e atraente dos vídeos motiva os colaboradores a rever as lições no caminho e no momento que quiserem.

Quer saber mais sobre os melhores formatos para engajar seus colaboradores e conhecer o portfólio da MicroPower com uma série de novidades, todas baseadas na metodologia educacional exclusiva desenvolvida pela MicroPower (CHACAP)? Entre em contato com os nossos especialistas e veja como podemos ajudar sua organização. 

Ref. shiftelearning
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados