Descubra o que os uploads de vídeo podem fazer pelo e-Learning na sua empresa

Permitir que colaboradores subam vídeos para a plataforma de aprendizado pode revolucionar o aprendizado corporativo.
Você nem imagina o que um simples upload de vídeo é capaz de fazer pelo aprendizado na sua empresa. O recurso é uma verdadeira estratégia de e-Learning e de cultura organizacional com inúmeras vantagens, como proporcionar uma comunicação direta, dinâmica e efetiva dentro da organização e de humanizar a abordagem da capacitação empresarial. E, não menos importante, tudo a um custo muito baixo, pois isso não exige a contratação de empresas especializadas na produção de vídeos.

O mobile upload de vídeos online para plataformas de treinamento é possível graças a aplicativos como o Performa Mobile e Media Services, recursos do Performa, a plataforma de treinamento da MicroPower. Cada colaborador é capaz de fazer as filmagens como se estivesse gravando um vídeo para o Whatsapp. Isso dá autenticidade aos vídeos e ajuda a tornar o conteúdo dos treinamentos mais realista e próximo das pessoas da empresa.

Descubra, agora, o que este recurso aparentemente simples pode fazer pela disseminação do conhecimento na sua organização:

Aumentar o engajamento

Você pode criar uma ação dentro da sua plataforma de aprendizado para estimular os treinandos a enviarem vídeos feitos por eles sobre os mais variados assuntos. Essa é uma medida interessante para quem quer aumentar o engajamento das pessoas dentro da plataforma, sobretudo se a empresa passar a destacar os melhores vídeos.

Subir o vídeo na plataforma usando um app como o Performa Mobile é uma tarefa simples. Basta escolher um vídeo previamente gravado no diretório do celular e, no botão do plug de vídeo, fazer o upload. 

Curadoria e seleção

Depois que o colaborador faz o upload, o vídeo fica represado na plataforma. Nesse ponto é feito um trabalho de curadoria. É o próprio gestor de capacitação ou o responsável pela ação que irá avaliar os arquivos antes de publicar na plataforma, evitando que algo inadequado vá direto para o ar. Ele pode ainda selecionar os melhores vídeos e coloca-los na biblioteca virtual da plataforma, deixando-os disponíveis para todos os colaboradores, em qualquer tempo, como um objeto de aprendizagem que pode ser vinculado a trilhas de conhecimento. 

No próprio app, o curador ou o responsável pela gestão da plataforma têm como configurar quem deve ver o vídeo. É só escolher qual o público-alvo e difundir o arquivo na plataforma. Ou pode mandar para todos, bastando para isso, não escolher público-alvo nenhum.

Ideal para grandes dispersões geográficas

O recurso funciona muito bem para casos em que há uma grande dispersão geográfica no seu negócio, como é o caso de franquias e redes de concessionárias. Gestores de capacitação de empresas assim, com vasta extensão geográfica, geralmente enfrentam grandes desafios em usar os melhores exemplos disponíveis na casa para padronizar processos rapidamente. 

Com o upload de vídeos online para uma plataforma mobile, isso pode ser feito de uma forma barata, mesmo que o seu melhor técnico se encontre em uma filial afastada das demais e sem que seja preciso deslocá-lo por todas as outras para demonstrar e ensinar as melhores práticas. Você pode pedir que aquele funcionário especialista crie um vídeo mostrando o passo-a-passo de um determinado procedimento complexo e ele mesmo pode subir o vídeo do celular, onde quer que ele esteja.

Apropriar-se do conhecimento informal

Quando a empresa já possui uma cultura de aprendizado, é comum os colaboradores trocarem vídeos espontaneamente, usando para isso ferramentas de redes sociais, como o Whatsapp, por exemplo. O problema, nesses casos, é que a área de capacitação, muitas vezes, fica um ou dois passos atrás na discussão dos procedimentos adotados pelas pessoas no dia a dia. Fomentando que essa troca de vídeos seja feita dentro da plataforma de aprendizado, a empresa consegue acompanhar como as pessoas de fato estão resolvendo seus problemas. Sempre, claro, passando pela curadoria.

Criar uma cultura que aproveite a dinâmica que já existe em grupos de Whatsapp para alimentar com vídeos via um app mobile como o Performa permite às empresas criarem uma mão-dupla estratégica no percurso do conhecimento dentro das organizações. Em vez de apenas top-down, ou seja, da área de gestão da capacitação para os colaboradores, o upload de vídeo permite aproveitar o riquíssimo conhecimento das pessoas no dia a dia e fazê-lo circular de baixo para cima na estrutura.

O desafio, aí, é convencer as pessoas a usarem menos ferramentas do tipo Whatsapp e, preferencialmente, a plataforma de aprendizado corporativo. Nem sempre a simples comunicação aos funcionários para que eles compartilhem arquivos na plataforma funciona, e é preciso criar estímulos extras...


Viralizar o conhecimento

Uma saída pode ser, por exemplo, ranquear os melhores vídeos da semana e publicá-los num feed de notícias dentro da própria plataforma, o que acaba reconhecendo a pessoa no ambiente da companhia. Isso pode gerar fenômenos virais de compartilhamento, estimulando mais e mais pessoas a participar.

Enriquecer a gamificação

Outra abordagem interessante é inserir a estratégia de upload de vídeos no processo de gamificação da empresa, que também pode rodar na plataforma de aprendizado. Assim, pode se criar uma etapa na gamificação, por exemplo, pela qual os colaboradores que compartilharem vídeos por upload via app mobile na plataforma de aprendizado ganhem um certo número de pontos (estrelas, medalhas ou outra premiação) no mecanismo de gamificação. O melhor vídeo ganha um número maior de pontos. 

Encantar o cliente

No mobile, é ainda possível montar na biblioteca da plataforma listas QR Codes – links diretos para vídeos que explicam processos, funcionalidades, informações específicas e quaisquer outros conteúdos sobre determinados assuntos que a empresa escolher. 

Essa funcionalidade permite que vendedores de concessionárias, por exemplo, possam acessar rapidamente um conteúdo altamente específico que só mesmo aquele cliente profundo conhecedor poderia questionar. Em pouco tempo e a partir do próprio celular, o vendedor acessa a biblioteca da plataforma, consulta a lista de QR Codes, usa o leitor e mostra o vídeo para o cliente.

Manutenção com assertividade

O upload de vídeos também é muito útil para técnicos de manutenção em linhas de produção que precisam reparar máquinas com manutenção programada sem estourar o tempo da parada técnica. Por meio de vídeos categorizados nas listas de QR Codes, técnicos mais novos na função podem esclarecer dúvidas rapidamente na hora de fazer essas manutenções programadas, evitando extrapolar o tempo de parada.

Tem interesse em saber mais sobre como usar o upload de vídeo via mobile em plataformas de aprendizado? Entre em contato com nossos especialistas.
Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados