Gamificação: veja porque essa estratégia deve ser adotada nos treinamentos

A gamificação em treinamento corporativo ganhou popularidade nos últimos anos. Os colaboradores se sentem mais motivados, produtivos e felizes realizando esse tipo de treinamento.

Mas será que os elementos de gamificação acrescentam algo mais do que diversão? Vamos explorar os motivos pelos quais essa estratégia é tão popular entre os colaboradores e por que você deve tomar nota.

Aumenta a motivação para aprender

Os colaboradores que recebem treinamento com o uso da gamificação se sentem motivados, pois ela é essencialmente um método baseado em recompensa. Mostrar o progresso em uma tabela de classificação também é uma recompensa. A motivação intrínseca é fazer algo simplesmente porque parece gratificante para você, mesmo quando não há recompensas tangíveis. No treinamento corporativo, pode ser um sentimento de conquista ou a alegria de aprender.

Se algo se registra como uma experiência positiva, seu cérebro busca mais disso. E recompensas são sempre uma experiência positiva.

Outro motivo que alimenta a motivação no treinamento é a competição. Nem precisa ser uma competição contra os outros. (Embora, quem não gostaria de conquistar o primeiro lugar na tabela de classificação?) Chegar ao próximo nível ou pontuar em um questionário para obter pontos extras é uma competição contra si mesmo. 

Torna o treinamento divertido e envolvente

A gamificação no treinamento corporativo torna o aprendizado mais interessante. As recompensas servem como reforço positivo e mantêm os colaboradores envolvidos. A curiosidade e a competição transformam passividade em excitação e ansiedade em seguir adiante. Além disso, elementos de gamificação, como “badges”, incentivam os colaboradores a participar das discussões do treinamento. 
O envolvimento do aluno se traduz em maiores taxas de participação e conclusão. Isso se traduz no próximo tópico.

Melhora a retenção de conhecimento

Não importa se é um treinamento relativamente fácil. Reter novas informações é sempre um desafio para uma mente ocupada. O fato é que a retenção de conhecimento determina a eficácia do treinamento e estabelece as bases para a mudança do conhecimento teórico para a aplicação prática. Para ser verdadeiramente eficiente, ele precisa ser sólido e de longo prazo.

A gamificação no treinamento oferece aos colaboradores um estímulo extra de determinação. Eles interagem significativamente com o conteúdo e permanecem focados por mais tempo, o que aumenta drasticamente a quantidade de informações que retêm. 

O desejo de ganhar pontos também leva os colaboradores a voltar e reforçar o conhecimento através da repetição.

Quando os colaboradores retêm boa parte das informações, os objetivos de aprendizado foram alcançados. Isso significa desempenho e produtividade e um ROI de treinamento positivo.

Aumenta a produtividade no ambiente de trabalho

A gamificação no treinamento corporativo aumenta a produtividade no ambiente de trabalho, iniciando uma mudança de mentalidade. O senso de conquista que os colaboradores experimentam toda vez que recebem uma recompensa desenvolve orientação e determinação de metas.

Conclusão

Os colaboradores querem e precisam ver mais elementos de gamificação no treinamento corporativo. Considerando os benefícios, tanto para eles quanto para sua empresa, é hora de você rever suas estratégias de treinamento.

O MicroPower Performa, um dos melhores sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) de capital humano do mercado, oferece, entre outras inovações, a plataforma gamificada. O Performa está pronto para receber estratégias e conteúdo de gamificação, com sistemas de rankings, badges, lista de eventos, milhagem e até loja virtual para resgate de pontos. 

Os colaboradores podem acompanhar as pontuações do processo de gamificação de forma lúdica, como a trilha visual de um “Jogo da Vida”. Com base nas pontuações, é possível montar um sistema de milhagens com direito a resgate de pontos. 

Considerando todos esses benefícios, tanto da perspectiva dos colaboradores, como das organizações, a aprendizagem baseada em jogos vale o investimento. Então, vá em frente e implemente essa estratégia em sua empresa e engaje sua equipe. 

Clique aqui e conheça mais sobre a plataforma MicroPower Performa.

Compartilhe esta notícia nas redes sociais:
LinkedIn Google+
Os comentários estão fechados